HISTÓRICO

A Escola Governador Adauto Bezerra de Jardim foi criada pelo decreto Nº 11.770 de 04 de março de 1976 e inaugurada oficialmente no dia 29 de março de 1976. À época, o Brasil era governado por Ernesto Beckmann Geisel; o Estado do Ceará, por José Adauto Bezerra e a cidade de Jardim por Antônio Roriz Filho. Era época de ditadura militar, mas dávamos os primeiros passos para a abertura política que veio acontecer mais tarde no governo de João Baptista de Oliveira Figueiredo. O espaço onde hoje é a escola, foi palco de um cenário assustador na segunda metade do século XIX, quando serviu de cemitério a céu aberto para as vítimas da epidemia de cólera que assolou Jardim, Crato e outras cidades da região. A escola foi construída na antiga Vila dos Garranchos, hoje Avenida Wilson Roriz, Nº 1334, Fone: (88) 3555-1177, e-mail: escoladautobezerra@gmail.com CEP: 63.290-000, Jardim – Ceará. Temos uma área total de 10.000 m² e uma área construída de 8.964 m² , tendo sido ampliado este espaço quando da construção de quatro salas de aulas, uma quadra esportiva e ainda os espaços onde hoje funcionam o laboratório de ciências e o multi-meios.
A Escola, quando foi fundada recebeu o nome de Escola de 1º grau Governador Adauto Bezerra, nome dado a várias escolas construídas nessa administração em todo o Estado do Ceará. Funcionou inicialmente com o primeiro grau, hoje ensino fundamental e foi a primeira escola de Jardim a oferecer o segundo grau científico, hoje chamado Ensino Médio. Também inovamos no sentido de oferecer cursos diferenciados, fomos a primeira Escola Estadual de Jardim a oferecer o Curso profissionalizante do magistério, à época, chamado de Normal Pedagógico, hoje Normal Médio. Até então, o curso só era ofertado na cidade pela rede particular, o antigo Colégio Padre Aldemir, hoje CEPA – Centro Educacional Padre Aldemir. Quando foi inaugurada , em 1976, a Escola Adauto Bezerra começou a funcionar com 378 alunos de 1ª a 5ª séries do 1º grau. A primeira diretora da escola foi Laís de Sá Roriz, tendo como vice-diretoras as professoras Ana Álvares Coutinho e Lúcia Lóssio C. Macedo. A secretária inicial foi Tereza Maria Coutinho. Em 07 de setembro de 1977 foi oficializado o Hino da Escola, com melodia do Professor e Maestro Luís Róseo e poema do professor Severiano Gomes.
Dos professores e funcionários fundadores nenhum está mais em atividade na escola. Todos foram agraciados com contratos oferecidos por políticos da região. Foram eles: Laís de Sá Roriz, Maria Leite Ribeiro, Elzimeire Maria dos Santos, Maria Lucicleide de Oliveira, Zeine Amaro Severiano, Marleide Maria dos Santos, Marlene Maria dos Santos Leite, Maria Socorro de Souza Rocha, Luíza Maria Coutinho, Tereza Maria Coutinho, Nilzanir Barros Coelho, Ana Álvares Coutinho, Vânia Maria Jorge Emídio, Maria Luíza Leite Bringel, Maria de Fátima Luciano Vital, Matilde Gomes Gonçalves, Eponina Couto Roriz, Gés Sebastião dos Santos, Maria Célia Neves Aires de Alencar, Maria Socorro de Fonseca, Marizete Barros Geremias, Irmã Maria de Lourdes, Iracema Alves de Figueiredo, Lúcia Lóssio C. De Macedo, Maria de Fátima Coutinho, Antônio Feliciano dos Santos, Maria das Graças Bernardo, Maria de Lourdes Bento, Antônia Gorgônio Ferreira e Josefa Soares da Silva. Os professores que fazem a escola hoje são, em sua maioria , do concurso estadual de 1997 e assumiram em 1998. De todas as gestões, a administradora que mais tempo ficou à frente da escola foi Ana Maria Bringel Sampaio (1993-1995, 1995-1998, 2001-2003, 2004-2008); Laís de Sá Roriz (1976-1988); Marlene Maria dos Santos Leite (1988-1992); Marinalva Pereira Leite (1998-2000); Joceilton Candido Rocha (2009-2012).
A escola oferece hoje três modalidades de ensino: o Ensino Médio Regular, o Normal Médio e o Ensino Médio Noturno, funcionando em dois turnos: vespertino e noturno.  A distribuição das turmas é a seguinte: no turno vespertino funcionam quinze (15) turmas, destas, quatro (04) são da modalidade Normal Médio e onze (11) são do Ensino Médio Regular; no turno noturno funcionam sete (07) turmas, sendo duas (02) do Ensino Médio Noturno, uma (01) do Ensino Médio Regular e quatro (04) do Normal Médio. Quanto ao número de séries, temos  à tarde, no Ensino Médio Regular, cinco (05) 1º ano, três (03) 2º ano e três (03) 3º ano. Ainda à tarde,  temos no Normal Médio, um (01) 1º ano, um (01) 2º ano, um (01) 3º ano e um (01) 4º ano. No turno noturno funcionam as seguintes séries: um (01) 1º ano e um (01) 2º ano do Ensino Médio Noturno; um (01) 3º ano do Ensino Médio Noturno e no Normal Médio temos um (01) 1º ano, um (01) 2º ano, um (01) 3º ano e um (01) 4º ano. Hoje a escola está com dois projetos para serem vivenciados: o "Parceiros do SPAECE", de autoria da professora Francisca Neiriland Turbano dos Santos, com o apoio do coordenador do Projeto Diretor de Turma da escola, Francisco Sales Augusto dos Santos e de todos os professores diretores de turma;  e o "Páginas do Ceará", projeto de autoria de Maria do Socorro Coêlho de Sousa e co-autoria de Damiana Terezinha Ferreira, professoras coordenadoras de LEI, com o apoio da professora coordenadora do Multimeios Maria Janeide dos Santos e de todos os Professores Coordenadores de Área ( PCAs).