quinta-feira, 27 de outubro de 2011

PROJETO PARCEIROS DO SPAECE


19ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – CREDE 19
EEFM GOV. ADAUTO BEZERRA – JARDIM/CE
DIRETORA DE TURMA – FRANCISCA NEIRILAND TURBANO
TURMA – 2º ANO / TURMA C / TURNO – TARDE





PROJETO
PARCEIROS DO SPAECE










Jardim-Ce / 2011
19ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – CREDE 19
EEFM GOV. ADAUTO BEZERRA – JARDIM/CE
DIRETORA DE TURMA – FRANCISCA NEIRILAND TURBANO
TURMA – 2º ANO / TURMA C / TURNO – TARDE

PROJETO – PARCEIROS DO SPAECE

Caracterização do Projeto
Buscando inovar ações do cotidiano escolar, o presente Projeto visa desenvolver a leitura, escrita e produção textual, tendo como proposta principal uma ação interdisciplinar e cotidiana visando enriquecer a leitura e a escrita e aumentar o índice de desempenho dos alunos no SPAECE. Dessa forma, com o desenvolvimento das ações, nossos alunos terão a oportunidade de exercitar atividades relacionadas à leitura e escrita, também de cálculos matemáticos, superando a defasagem apresentada por eles no decorrer de sua jornada escolar. A coordenação e execução do projeto ficará a cargo dos diretores de turma em parceria com pais, alunos monitores, professores lotados no centro de multimeios, professores de português e matemática e PCAs, com apoio do Núcleo Gestor.
Justificativa do Projeto
Tendo em vista a defasagem dos resultados apresentados por vários alunos nas diversas disciplinas, principalmente, matemática e português é que se propõe a realização deste projeto.
A necessidade de execução de suas ações surgiu a partir da análise diagnóstica dos resultados internos e externos da aprendizagem, principalmente no SPAECE 2009 e no segundo período de 2010, observados nas nossas reuniões bimestrais, quando pela ocasião detectou-se que os alunos com defasagem de aprendizagem apresentavam dificuldades nas mesmas disciplinas. Leitura e Escrita em língua Portuguesa e as quatro operações, equações algébricas, conjunto dos números inteiros, fração, números decimais e potenciação.
Trabalhar em parceria com os alunos monitores nas séries críticas, principalmente, língua portuguesa e matemática, supõe a superação das dificuldades de aprendizagem apresenta das durante o ano letivo e aumento do índice de aprovação, portanto, para a superação das dificuldades de aprendizagem os alunos serão trabalhados á medida que for detectada a defasagem de aprendizagem, levando-os a participar de forma ativa para que sintam-se protagonistas de seu próprio crescimento.


Objetivos, Metas e atividades
Objetivo Geral
Despertar nos alunos o gosto pelo estudo, visando a sua integração e participação em grupos de estudo por localidades num trabalho conjunto com a família e a escola.
Objetivos Específicos
-Motivar os alunos a participarem com maior intensidade da vida da escola como co-responsáveis pelo seu desenvolvimento intelectual e coletivo.
-Favorecer a cooperação mútua entre educadores, alunos e pais.
Metas
-Estimular a participação dos alunos e o desenvolvimento do espírito criativo, crítico e científico;
-Reduzir o índice de reprovação escolar;
-Estimular a participação dos pais na educação dos filhos;
-Aumentar os índices do SPAECE.
Metodologia e estratégias de Ação
Este projeto será trabalhado da seguinte maneira:
-utilizar princípios interdisciplinares, dinâmicos, participativos e interativos para a realização de encontros de aprofundamento que envolvam conteúdos disciplinares com maiores dificuldades da turma;
-Formar grupos de estudos, com alunos que residem nas mesmas localidades com a finalidade de trocar experiências nas disciplinas com maiores dificuldades;
-Realizar encontros semanais com os alunos monitores designados parceiros do SPAECE para orientação dos estudos em grupo.
Atividades a serem realizadas
-Divulgação e sensibilização do projeto com os alunos, pais e professores da turma;
-Reunião com o grupo de pais das diversas localidades;
-formação dos grupos de estudos com alunos da mesma região;
-Oficinas de estudos nas disciplinas de matemática e português;
-Encontro de orientação com os alunos monitores;
-Acompanhamento e análise dos resultados do SPAECE;
-Seleção dos melhores grupos de estudos e premiação dos mesmos.

Nenhum comentário: