CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO
O ato de comunicar é inerente ao homem e não
é possível dissociá-lo. Não há como imaginar toda a grandiosidade dos projetos
humanos desde tempos remotos até o presente sem que houvesse sido conferido ao
homem esse dom divino da comunicação. Quando há comunicação há progresso, ordem
e harmonia; quando não, há desordem e caos. Pois o mundo é comunicação: cada
atitude, cada comportamento, cada gesto, nossa personalidade, hábitos, nosso
sucesso ou fracasso, tudo é comunicação ou esforço para consegui-la.
Por esta razão, o presente projeto
almeja envolver o educando em trabalhos e pesquisas sobre temas diversos
segundo as áreas do conhecimento cujo fim seja a melhora da sua capacidade
comunicativa bem como a divulgação dos resultados em jornal escolar impresso,
na rádio escola e em jornalismo de entrevistas e reportagens em formato DVD.
Para tanto, o educando será trabalhado na linguagem jornalística voltada para
entrevistas, reportagens, redação de textos jornalísticos, linguagem oral e
postura de voz.
Acreditamos que essas
ações, por envolverem a leitura, a escrita e a produção de textos não só
escritos, mas também oral, promoverão um crescimento cognitivo e criativo bem
como ampliará sua visão de mundo uma vez que esses trabalhos terão um público
alvo: a comunidade escolar e a sociedade em seu entorno.
JUSTIFICATIVA
Há certa dificuldade por parte dos educandos em
conseguir adequar o nível de fala e / ou escrita nas diversas situações de
comunicação, o que pode, às vezes, comprometer sua chance no mercado de
trabalho. Sendo assim, esperamos melhorar a capacidade comunicativa dos
educandos por ser um fator imprescindível para que obtenham êxito não somente
no âmbito escolar, mas também no universo que os cercam. Por esta razão o
projeto comunicação viva almeja trabalhar os educandos nas mídias jornalismo de
entrevista no formato DVD, jornalismo impresso (jornal), radiojornalismo e
cinejornalismo por acreditar que se tratam de vetores para a cidadania, para a
construção da identidade, da imaginação, da criatividade e para a consolidação
da visão de mundo dos participantes
Objetivo Geral
Criar e manter fluxos de informação de forma integrada entre escola e
comunidade através de uma comunicação viva nas mídias do jornalismo, radiojornalismo,
cinejornalismo, visando construção de situações que possam fortalecer a
capacidade cognitiva e comunicativa do educando.
Objetivos Específicos
Estimular a participação dos alunos na busca
do saber;
Melhorar o desempenho dos alunos na produção
textual voltada para o Vestibular, o Spaece e o Enem;
Produzir jornal com notícias do nosso
cotidiano escolar;
Mediar entrevistas nas repartições
públicas através de documentário vivo;
Produzir filmagens das mais belas paisagens
do nosso município;
Implantar novos veículos de comunicação na
escola e reformular os veículos já existentes;
Metas
Aumentar em 10% os índices
de aprovação no Spaece;
Estimular
em 80% a participação dos educandos no projeto comunicação viva;
Aumentar o nível de aprovação no Enem em
20%;
Principais ações
Favorecer ao aluno o
conhecimento e o uso das mídias: rádio, jornal impresso e telejornalismo
através dos quais se pretende alcançar os objetivos e metas do referido
projeto.
Metodologia
Em conjunto com as diversas áreas do
conhecimento, vamos elencar temas condizentes com o planejamento dos
professores e, de forma criativa, iremos transformá-los, mediante
aprofundamento investigativo, em comunicação viva através de entrevistas,
reportagens e notícias de campo. Após esta etapa, as matérias serão divulgadas
através do jornal impresso, rádio escola e DVD que deverão ser trabalhados
pelos professores em sala de aula e socializá-los junto à comunidade escolar,
bem como compartilhá-los com as diversas instituições representativas do nosso
município.
Resultados/Descritores
Utilização
da linguagem como meio de expressão, informação, comunicação, participação
social e política;
Apresentação
e defesa de argumentos com eficiência em situações reais de comunicação,
externando pontos de vista, emoções e sentimentos (relacionar adequadamente a
seleção e ordenação dos argumentos com a tese em questão);
Análise
das variações linguísticas;
Produção
digital através de editores de textos, incorporando o hipertexto nessas
produções;
Reconhecimento
da estrutura (comunicativa) do texto narrativo, do texto argumentativo, do
expositivo, do texto descritivo, do texto injuntivo pertencente aos gêneros
textuais de considerável circulação social.
Material
didático a ser utilizado
Material de Consumo
–(A) Valor
(R$)
Papel ofício
50.00
Cartucho para
impressora Epson
10,00
Discos DVD 50,00
Total material de consumo
110.00
(B) Equipamentos
Impressora a jato de tinta Epson
390,00
Filmadora Digital
1.300,00 Pendrive
30,00
Notebook
1.000,00
Microfones
100,00
Micro system
250,00
Mesa para som
270,00
Data Show 1.150,00
Total
Equipamentos
4.490,00
(C) Serviços
Despesas com deslocamento
150,00
Despesas com
transportes
250,00
Total de serviços
400,00
Total Geral ( A + B
+C)
5.000,00
Resultados e Impactos Esperados
*Melhoria
da capacidade comunicativa e ampliação da visão de mundo do aluno numa
abordagem global interdisciplinar.
*
Elevação da aprovação escolar com competência.
Riscos e dificuldades a serem enfrentados
A maior dificuldade a ser enfrentada pelo corpo
docente poderá ser mobilizar os alunos e mantê-los engajados nas propostas e
ações desenvolvidas pelo projeto.
Referências Bibliográficas
Brasil. Ministério da educação.
Secretaria de Educação Média e
tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio + (PCNEM +) –
Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília MEC-SEMTEC, 2002.
Brasil.
Ministério da educação. Secretaria de Educação Média e tecnológica. Parâmetros
Curriculares Nacionais do Ensino Médio + (PCNEM +) – Linguagens e Códigos e
suas tecnologias. Brasília MEC-SEMTEC, 2002.
CEARÁ. Secretaria de
Educação Básica. Referenciais Curriculares Ensino Médio. Fortaleza-CE, 2000.
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